
Já pensou em unir os princípios do pilates com as posturas típicas do ballet? Pois essa é a proposta da aula XTend, criada nos Estados Unidos pela dançarina e instrutora de pilates clássico Andrea Rogers. A novidade foi lançada recentemente pela academia Bio Ritmo e promete ser sucesso para quem busca mais força no abdomen e nos músculos , mais flexibilidade, energia, postura e melhor conhecimento do próprio corpo.
Na verdade, XTend surgiu poque a americana Andrea passou a incorporar a música e os elementos do ballet às sessões de pilates em uma tentativa de oferecer desafios em termos de coordenação, postura e ritmo. "O sistema combina o alongamento e força do pilates com a coordenação e benefícios cardiovasculares da dança. O condicionamento serve para fortalecer e alongar o corpo da cabeça aos pés", explica Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo.
A aula tem duração de 1 hora e inclui o uso de materiais como barra de ballet, straps (um gancho para barras) e pesos de um ou dois quilos. A recomendação, de acordo com Saturno de Souza, é que o XTend seja feito 2 vezes por semana. O lançamento da aula aconteceu na última sexta-feira, 6 de agosto, na Bio Ritmo da Paulista e vai ser fixa na agenda da academia.