Malhação no inverno exige cuidados específicos

Alongamento deve ser intensificado e a roupa tem que ser adequada.

A estação mais fria do ano é um convite à preguiça. Os cobertores, a TV, a pipoca, os vinhos e as deliciosas comidas quentes são muito convidativos. Porém, especialistas alertam que aqueles que abandonam os exercícios durante o inverno podem perder a massa muscular já conquistada e voltar com os quilinhos extras. Após um mês, quem deixa a malhação de lado pode até ser considerado sedentário novamente. O ideal é continuar com o esporte, mas tomando os cuidados necessários durante o inverno.

Segundo o educador físico Daniel Freitas, professor da academia Attivitá, que fica nas dependências da Dinâmica Soluções em Saúde, no bairro Serra, em Belo Horizonte, o aquecimento antes da prática esportiva deve ser intensificado. “Para cada hora de exercício, são recomendados cerca de 10 minutos de aquecimento. O tempo é em média o mesmo do que deve ser feito nos dias quentes, mas, no inverno, a intensidade deve ser maior”, diz o professor. Ele explica que no inverno os músculos ficam mais contraídos. Por isso, sem alongamento, aumentam os riscos de lesões, dores ou ainda rompimento muscular.

Além disso, durante o frio, é muito importante o uso de roupas adequadas, como camisas de manga longa e calças para que o corpo mantenha a temperatura e não volte a esfriar. Se a roupa ficar molhada de suor, o esportista deve trocá-la. “Não se deve ficar com roupas molhadas, porque o exercício baixa a imunidade do corpo pelo gasto de energia”, explica.