Alongamento evita lesões e fortalece a musculatura

Um bom alongamento muscular é tão importante quanto praticar exercícios físicos regularmente. O problema é que muitas pessoas não dão importância para isso e só vão sentir falta quando estão lesionados. A verdade é que se alongar é essencial não só para quem se exercita, mas também para os sedentários e até para a melhor idade.
De acordo com Eduardo Mello, personal trainer do Studio Practica, o alongamento evita lesões, ajuda a eliminar a tensão muscular do dia a dia, contribui para desenvolver flexibilidade, aumenta o rendimento para prática das atividades físicas, ou seja, faz com que os músculos trabalhem com mais força e eficiência, fortalece a articulação, contribuindo para aumentar a amplitude dos movimentos e ainda auxilia no relaxamento corporal e mental.
De olho nesses benefícios todos, a melhor opção é recorrer ao alongamento muscular já, que pode ser feito de maneira ativa, amplitude feita apenas com ativação muscular ou ainda passiva, quando conta com ajuda de uma força externa. Nesse segundo caso, uma novidade que pode ser muito útil é o Fitstretch, uma “tira” de aproximadamente dois metros de comprimento, desenvolvido em formato duplo com espaços alternados para o encaixe de pés e mãos. “A principal diferença entre o alongamento ativo e passivo é que o que se utiliza da própria ativação muscular acaba impondo limites, já o que conta com força externa faz com que a pessoa alcance amplitudes mais intensas”, explica o personal.
O Fitstretch é um equipamento indicado para todos os perfis: homens e mulheres de qualquer idade, incluindo a melhor idade. É uma tira fácil de carregar e pode ser levada para academia, parque ou praticar o alongamento em casa mesmo. Nesse caso, peça orientação de um profissional, como professor de educação física ou fisioterapeuta, sobre como utilizá-lo.
A quantidade de vezes que deve ser usado para garantir todos os benefícios do alongamento varia  de pessoa para pessoa. “No caso de pessoas que treinam e tem como objetivo ganhar flexibilidade, o ideal é fazer o alongamento antes, durante e depois do exercício. Se o objetivo é ganhar massa muscular ou emagrecer, antes e depois da atividade física já é suficiente. Para quem é sedentário, pode se alongar uma vez por dia”, afirma o especialista.