Alongamento a dois

Alongamento a dois
Ambos sentados de costas.
Um estende as pernas e projeta o corpo para frente com a coluna reta. O outro empurra devagar o companheiro, ajudando no alongamento das coxas, pernas e costas deste.
Mantenha o seu companheiro sempre em posição confortável, sem exagerar
no suporte.

Alongar é sempre gostoso e além de fazer muito bem ao corpo, traz um enorme bem estar.

Já dissemos anteriormente que para se ter músculos saudáveis e evitar lesões é necessário trabalhar força, resistência e flexibilidade.

Os alongamentos relaxam os músculos, principalmente depois dos exercícios.

Além disso, aquecem o corpo para outros exercícios, aumentam a força, a resistência e a flexibilidade destes, aumentam a mobilidade articular, facilitam os movimentos do dia-a-dia, melhoram o fluxo sanguíneo, aliviam a tensão do corpo e da mente, aumentam a consciência corporal e melhoram a postura, entre outros benefícios.

Devido a importância de fazer esta deliciosa atividade, elaboramos uma série de alongamentos para ser feita a dois. Desta forma, os exercícios ficarão ainda mais prazerosos.

Dicas:

- Não prenda a respiração durante os exercícios. Inspire e expire lentamente.

- Respeite o seu limite e do seu companheiro. Alongue ao máximo
do movimento e permaneça sem dar trancos. Relaxe o corpo. Não é necessário forçar demais. O alongamento dói um pouco, mas
não exagere.

- Não faça movimentos bruscos.

- Segure cada posição por 30 segundos.

- Em alguns exercícios você irá alongar juntamente com o seu companheiro em outros, alongue os dois lados do corpo (ex: perna direita e esquerda) ou termine um exercício para que depois o seu companheiro alongue você.

- Concentre-se na postura correta dos exercícios.

- Faça alongamentos regularmente, antes e depois de qualquer exercício e se possível, faça aulas de alongamento de 2x a 3x por semana ou os exercícios sugeridos abaixo, também de 2x a 3x por semana.

- Enquanto uma parte do corpo está sendo alongada, relaxe o resto, evitando contrações.

Experimente! Você vai adorar.


Em pé, um do lado do<br />outro, dêem as mãos afastando o tronco para a lateral,  alongando a<br />lateral do corpo.Em pé, de costas um para o outro. Dêem as mãos e fastem-se para frente, flexionando a perna da frente, estendendo a perna<br />de trás, alongando os braços<br />e o peito.De costas, cruzem os braços. Um apóia as costas no outro. Desça o tronco para frente, contraindo a barriga enquanto o seu companheiro projeta o troco para trás, alongando a barriga, o peito e os braços.De frente, cruzem os braços<br />e desçam o tronco à frente, mantendo a coluna reta, as pernas estendidas e a cabeça no prolongamento da coluna, alongando as costas e a parte posterior das coxas e pernas.Em pé, ainda de frente um para o outro, dêem as mãos e deixem o corpo cair para trás, segurando firme na mão do companheiro, alongando as costas.Em pé, puxe o braço do seu companheiro para trás e para baixo, alongando o tríceps deste.Troquem de posição, ou seja, quem está ajudando no alongamento passa a receber ajuda.<br /><br />  Enquanto um deita no colchão flexionando as pernas, o<br />outro em pé, segura nos pés de quem está deitado e empurra devagar as pernas<br />do companheiro, alongando<br />a lombar deste, que deve permanecer com a coluna reta e o queixo para baixo, alongando também a região cervical.Na mesma posição do exercício anterior, mas<br />com as pernas cruzadas, alongando também os<br />glúteos.Ainda nesta posição, quem está deitado deve deixar<br />uma perna apoiada no chão estendendo a outra para<br />cima, alongando a região posterior da coxa com a ajuda do companheiro.Depois de estender a perna para cima, quem está deitado flexiona uma das pernas apoiando o pé no joelho da perna que está estendida. Quem está ajudando no alongamento, empurra devagar<br />a perna do companheiro para o lado, segurando o ombro oposto para que este faça uma torção da coluna, alongando-a.Deite de barriga para baixo, enquanto o seu companheiro segura o seu joelho e pé, puxando a sua coxa para cima, alongando a parte<br />da frente das coxas ou quadríceps.Ainda de barriga para baixo, segure os braços do companheiro e puxe-os devagar para cima, alongando os braços, peito e coluna do companheiro.Sentados de frente, um para<br />o outro. Afastem as pernas. Um puxa o outro para frente, alongando a parte interna das coxas e a coluna. Mantenham a coluna reta e as pernas estendidas.Um permanece sentado com as<br />pernas flexionadas e pés unidos, enquanto o outro, em pé, puxa<br />os braços do companheiro, alongando a parte interna das coxas, coluna e braços.Na mesma posição, puxe a cabeça do companheiro para o lado, alongando o pescoço e segurando o ombro para baixo.Ambos sentados de costas.<br />Um estende as pernas e projeta o corpo para frente com a coluna reta. O outro empurra devagar o companheiro, ajudando no alongamento das coxas, pernas e costas deste. Mantenha o seu companheiro sempre em posição confortável, sem exagerar<br />no suporte.
Em pé, um do lado do
outro, dêem as mãos afastando o tronco para a lateral, alongando a
lateral do corpo.


Segurem 30 segundos cada posição.
Troquem de função novamente.