Acabe com a gordura do corpo e seja magra já!


Há quem diga que a gordura localizada só desaparece com cirurgia plástica. Mas por incrível que pareça, as indesejáveis vilãs do corpo podem e devem ser eliminadas do organismo de um jeito menos invasivo. A ideia é combinar alimentação com exercício físico e, claro, muita disposição e força de vontade.
Apesar de persistente, a gordura concentrada demora mais tempo para ser eliminada, por isso, muita gente acredita ser impossível perdê-la. “Realmente é mais difícil perder a gordurinha localizada, mas não é impossível. Ela se torna impraticável quando não queremos abrir mão de alguns prazeres como: doces, cerveja, refrigerante. Pior ainda quando não reservamos tempo para atividade física”, explica Mauricio Antunes, professor da Triathon Academia.
A melhor maneira de queimar a gordura e alcançar o objetivo desejado é manter uma dieta orientada por um nutricionista e muita malhação. “A atividade aeróbia serve para acelerar o processo de perda de gordura. Já o exercício localizado é usado para trabalhar a musculatura, não adianta a pessoa ter pouca gordura se ela não aumentar sua massa muscular. É importante alternar os dois tipos de treino senão o corpo fica magro, porém flácido”, orienta Maurício.
A resposta é unânime entre homens e mulheres ao responder que o ponto mais difícil e almejado na malhação é o abdômen. Apelidada como pneuzinho ou pochete, a barriguinha ainda faz muita gente suar a camisa nas academias. “Treino há seis anos e a parte do corpo que tenho mais dificuldade de perder é a barriga. Freqüento a academia quatro vezes por semana e reservo dois dias para fazer abdominal. Mas acho que o exercício serve apenas para definir a musculatura, o que ajuda a eliminar a gordura localizada são os exercícios aeróbicos”, conta a administradora de empresas, Ana Paula Galetti.
"Mulheres costumam ter mais desafios na região das coxas e nádega (os culotes) e também na parte de trás das costas, próximo à cintura e na parte de trás dos braços (tríceps). Já os homens tem maior propensão na região abdominal (barriga) e área dos pneus (supra-ilíaca)", afirma o professor Guilherme Moscardi.
Muitas pessoas deixam de comer para emagrecer, o que é um erro gravíssimo. Além de estar errado, pode prejudicar a saúde e o bom andamento e preparo durante as atividades físicas. “O ideal é não deixar de se alimentar, mas comer controladamente todos os grupos alimentares: proteína, carboidrato, frutas, verduras e legumes”, orienta a nutricionista Eliane Romantini.

Não existe milagre, a solução é eliminar as besteiras do cardápio, treinar e fazer muita atividade aeróbica. Atualmente existem aulas especializadas para combater a gordurinha. O mesmo deve ser feito com a alimentação, existem alimentos adequados para se comer antes e depois dos treinos, responsáveis por repor substâncias importantes para o organismo.