
São responsáveis por grande parte dos movimentos e manutenção da postura do ser humano. Alguns resultados de estudos realizados mostram que esses músculos perderam grande parte de sua potência devido à posição ereta. Isto exigiu da espécie humana um trabalho permanente da musculatura abdominal, razão pela qual se tornou necessário o seu fortalecimento até mesmo entre aqueles que não praticam exercícios físicos regulares.
O grupo muscular do abdômen é formado pelo reto abdominal, oblíquos externos e internos e o transverso abdominal. O músculo profundo abdominal, transverso do abdômen fixa a fáscia diretamente na coluna e é capaz de firmar cada vértebra da coluna lombar, prevenindo o excesso de deslocamento e a instabilidade durante os exercícios físicos. Um tônus correto deste grupo tolera descarregar melhor as tensões que recaem sobre a coluna, além de uma melhor estabilização, reduzindo, portanto, as possibilidades de sofrer processos álgico-dolorosos na zona lombar.
O principal fator para a correta execução de um abdominal está na respiração: expire sempre na contração, fase concêntrica, pois ao removermos o ar dos pulmões, permitimos uma contração mais completa e, inspire no relaxamento, fase excêntrica.
Em decúbito dorsal, de barriga para cima, joelhos flexionados, pés no chão ou apoiados em um banco e dedos das mãos apoiadas atrás da cabeça. Suba o tronco até a altura de 45 graus e desça devagar sem voltar a tocar os ombros no chão. Lembre-se de manter os pés no chão ou banco, cotovelos abertos e o queixo apontando para o teto, sem balançar a cabeça. O exercício parece muito simples, porém é muito mais complexo do que se imagina.
Para ter uma musculatura abdominal forte e aparente deve-se a vários fatores e não só ao treinamento da musculatura, isso implica que não há necessidade de excessos na hora de treinar o abdômen. Exagero de exercícios abdominais em busca de definição muscular pode ocasionar rotação da escápula, protusão do ombro e encurtamento dos peitorais. Para um músculo se tornar mais forte, ele deve ser trabalhado mais efetivamente do que o seria nas atividades diárias.
Portanto, entende-se que o abdômen tem papel fundamental na vida do ser humano e o mesmo é responsável pela saúde de seus membros superiores e tórax. Além de proporcionar boa postura, ainda ajuda no processo digestivo, respiração, parto entre outros. Tem-se a salientar que a prática de atividades físicas juntamente com uma alimentação adequada é de vital importância ao bom desempenho do corpo humano.